Cuidar da saúde nem sempre é barato, mas o Programa Farmácia Popular veio para mudar isso.
Criado para garantir que mais brasileiros tenham disponibilidade de remédios indispensáveis, ele oferece remédios gratuitos ou com descontos especiais.
Se você precisa de tratamento e dessa forma, quer economizar na compra de medicamentos, vale a pena conhecer como funciona esse benefício e como aproveitar.
Quer saber mais? Continue lendo e descubra como a Farmácia Popular pode facilitar sua vida.
O Programa busca, acima de tudo, expandir a disponibilidade de remédios indispensáveis, através de uma comparticipação com farmácias particulares.
Sendo assim, os cidadãos têm a opção de adquirir medicamentos não apenas em postos de saúde, como também, farmácias públicas, mas também em estabelecimentos credenciados ao programa.
A datar de 14/02/25, o Programa passou a oferecer gratuitamente todos os medicamentos e insumos disponíveis em seu catálogo.
O programa abrange 12 indicações, incluindo medicamentos destinados aos:
- Hipertensos;
- Diabéticos;
- Asmáticos,
- Osteoporótica;
- Dislipidemia (colesterol alto);
- Pessoa com Rinite;
- Doença de Parkinson;
- Glaucoma;
- Diabetes mellitus ligada a doenças cardiovasculares e anticoncepção.
Também disponibiliza fraldas geriátricas para indivíduos com incontinência, além de absorventes destinados às participantes do Programa Dignidade Menstrual.
O Programa reafirma o seu empenho com a boa disposição da população, garantindo acesso facilitado a estes produtos essenciais para diversas circunstâncias relacionadas á saúde.
Dicas da Hora pra Você
Comunicado aos pontos Credenciados
A Coordenação-Geral do Farmácia Popular ressalta que não estabelece contato com as instituições por ligações telefônicas.
As comunicações são feitas apenas por ofícios, exige-se assinatura pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ou emails institucionais do Ministério da Saúde.
Caso haja dúvidas, os representantes das empresas credenciadas podem entrar em contato com a Ouvidoria do SUS, pelo número 136.
Como Obter Medicamentos e Fraldas
Para adquirir medicamentos ou as fraldas geriátricas através do Programa, o interessado obrigatoriamente deve se deslocar a um ponto certificado.
O interessado deve, sobretudo, apresente os documentos a seguir:
- Qualquer documento de identificação com foto e que tenha a numeração do CPF;
- Prescrição médica no período de validade, emitida pelo SUS ou outros.
Fraldas
Para ter acesso a este item, o interessado precisa ter 60 anos ou mais.
Desse modo, algumas exigências devem ser observadas, como possuir alguma deficiência e apresentar um dos seguintes documentos médicos que comprovem:
- A indispensabilidade da utilização;
- Prescrição;
- Laudo;
- Ou atestado.
Tudo com a Classificação Internacional de Doenças (CID) para pacientes com deficiência.
Pacientes Acamados
Para aqueles pacientes que se deparam acamados ou vedado de estarem se deslocando até o ponto de retirada, o responsável legalmente deve identificar-se com os subsequentes documentos:
Receituário médico válido dentro de um determinado período, emitido pelo SUS ou por serviços particulares;
Documento no qual possa se dar a identificação, ou outro documento oficial que inclua o CPF do responsável pela receita, ou, para menores de idade, certidão de nascimento ou RG;
Documento de identificação com foto e CPF do representante legal, declarado por sentença judicial, procuração reconhecida ou identidade civil que comprove a responsabilidade pelo menor.
Absorventes Higiênicos
Desde 17/01/24, o Ministério da Saúde distribui absorventes higiênicos gratuitamente em farmácias indicadas ao PFPB, através do Programa Dignidade Menstrual.
O Programa beneficia:
- Estudantes de entidades públicas;
- Cidadãs em contexto de suscetibilidade social extrema;
- Bem como, aquelas que convivem em ambiente de rua.
- Tendo entre 10 e 49 anos e inscritas no (CadÚnico).
Como Obter Absorventes Higiênicos
Para obter absorventes, a interessada precisa visitar um lugar apto, facilmente reconhecido pela logomarca do Programa Farmácia Popular, para que no, entanto, seja apresentado:
- Documento oficial, possuindo foto, ou outro documento que contenha a numeração do CPF;
- Autorização do Programa Dignidade Menstrual, gerado tanto digital ou impresso pelo App ou site Meu SUS Digital, com legalidade dentro de 180 dias.
Atualmente, a retirada para menores de 16 anos deve ser efetuada por seu encarregado estabelecido.
Para emiti-lo clique em “Emitir Autorização” no Programa de Dignidade Menstrual.
Outros Países
O acesso gratuito a medicamentos varia bastante de país para país, dependendo do sistema de saúde adotado.
Embora algumas nações ofereçam ampla cobertura gratuita, outras possuem subsídios ou programas específicos para determinados grupos da população.
Veja, por exemplo, como alguns países lidam com esse tema:
Reino Unido
No Reino Unido, o NHS (Serviço Nacional de Saúde) oferece medicamentos gratuitos para determinados grupos, como idosos, crianças e pessoas com condições médicas específicas.
Para a maioria da população, há uma taxa fixada por receita, independentemente do preço do medicamento. Além disso, há isenções para quem recebe benefícios sociais.
Canadá
O Canadá tem um sistema público de saúde, mas a cobertura de medicamentos varia entre as províncias.
Algumas soluções são fornecidas gratuitamente para idosos, crianças e pessoas de baixa renda, enquanto outras precisam ser pagas por meio de seguros privados ou planos de assistência governamental.
França
Na França, o sistema público de saúde subsidia a maioria dos medicamentos prescritos.
O governo cobre entre 65% a 100% do custo dos remédios, dependendo da condição do paciente e da importância do medicamento para a saúde pública.
Alemanha
Lá, os cidadãos precisam ter um seguro de saúde (público ou privado), e os medicamentos são parcialmente cobertos pelo sistema.
Os pacientes geralmente pagam uma pequena taxa fixa por receita, e o seguro de saúde financeiro o restante do valor.
Estados Unidos
Não há um sistema público universal de medicamentos gratuitos.
O acesso a remédios depende de seguros privados ou de programas como Medicare e Medicaid, que oferecem subsídios para idosos e pessoas de baixa renda.
Muitos cidadãos precisam pagar valores altos pelos medicamentos, especialmente aqueles sem plano de saúde.
Fonte:https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular