Como Pregar a Palavra de Deus sem Timidez ou Nervosismo?

Tenho percebido que uma das maiores dificuldades e desafios dos vocacionados iniciantes é sobre como pregar a palavra de Deus sem timidez ou nervosismo. Então coloquei aqui 8 dicas para quem tem a timidez como um obstáculo a vencer.

Vamos à primeira: 

como-pregar-a-palavra-de-deus

Como Pregar a Palavra de Deus sem Timidez ou Nervosismo?

1 – Estude Bem o Assunto que Você Deseja Falar

O medo de dar aquele “branco” na hora de falar é um dos principais motivos do nervosismo. Leia e releia muitas vezes as suas anotações e o texto base da sua pregação para que tenha mais segurança no assunto. 

Não deixe para preparar a sua mensagem em cima da hora. É muito bom que o pregador tenha tido tempo para consolidar na mente e no coração a mensagem que deseja passar.

Comesse a estudar o assunto pelo menos uma ou duas semanas antes da pregação. Reserve o dia da pregação somente para orar e rever as suas anotações.

 

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então clique aqui ou na imagem abaixo e saiba como elaborar sermões impactantes em 30 dias até mesmo se você quer pregar pela primeira vez.

2 – Como Pregar a Palavra de Deus: O Preparo Espiritual

Ore muito! Você é no púlpito aquilo que é na vida de oração. Se for um fracasso na oração, será um fracasso na pregação.

Quanto mais preparado espiritualmente estiver, mais fácil será pregar porque o preparo espiritual te dará apoio e autoridade necessária para pregar a Palavra de Deus.

3 – Faça um Esboço com Três Tópicos

É mais confortável ter um roteiro em mãos. É muito bom saber que o que preciso falar está ali, anotado, bem na minha frente.

Há pregadores que fazem esboços de 10 páginas, anotando toda a mensagem; há os que só anotam os títulos principais. Eles usam apenas um pedacinho de papel.

Não há uma regra para isso. Faça o que for mais confortável, do jeito que lhe traga mais segurança. Lógico, recomendável ter em mente as anotações do esboço.

Observações: esboço não é para ser lido, mas consultado. Perderá toda a espontaneidade e ficará muito robótico se for ler o esboço para a plateia. 

Não se preocupe em esconder o seu esboço como se estivesse cometendo algum crime. Usar esboço é algo absolutamente normal. Mostra que você se preparou para estar ali. 

4 – Saiba que Você Foi Chamado Para Fazer Isso

Não encare a pregação como um castigo, tortura ou punição. Você está ali porque foi chamado para isso. Antes de alguém lhe convidar, o Senhor já havia lhe convidado.

Vá em frente, você nasceu para isso pregar. É o seu chamado. Então pregue com fervor e paixão, porque é isso que as pessoas esperam de você.

5 – Não Deixe Situações Externas Atrapalharem a Sua Pregação

Não deveria ser assim, mas enquanto estamos ali no púlpito, uns levantam, outros olham o celular, crianças choram etc.

Foque na transmissão da mensagem e nas pessoas que estão parecendo realmente receber a Palavra. Fazendo assim, você estará colocando o foco em algo positivo, que está dando certo.

Isso vai lhe deixar muito mais confortável. como pregar a palavra de Deus

6 – Deixe bem Definido e Gravado na Mente o que Você Vai Falar nos Primeiros 5 Minutos

Os primeiros minutos são cruciais para qualquer orador. Nele, você perde ou ganha a sua audiência. Vale ressaltar também, que o momento de maior nervosismo está nos primeiros minutos após assumir o microfone.

A medida que você vai falando e vendo que está dando tudo certo e que as pessoas estão te ouvindo, a tendência é o nervosismo começar a diminuir.

Mas se você não estiver bem preparado para esses primeiros minutos, será bem provável que continue nervoso durante toda a pregação.

Então deixe tudo bem definido para esse momento (saudações, agradecimentos etc.).

7 – Pregue para Você mesmo Toda a Mensagem

Pregue em voz alta, em algum lugar sozinho. Se possível, faça isso diante do espelho e se observe falando. Grave um vídeo e se assista antes de pregar. Faça isso até que ache a sua pregação muito boa e sua oratória bem atraente.

Isso lhe ajudará a desenvolver novas formas de falar do mesmo assunto, corrigindo aquilo que está errado e acrescentar o que for necessário.

8 – Como Pregar a Palavra de Deus: Pratique à Pregação

Aproveite todas as oportunidades que tiver para pregar. Pregue aonde for convidado. Até que a sua timidez vá dando lugar à segurança e ela seja apenas parte da sua personalidade, não mais uma limitação ao subir ao púlpito para pregar.

Você continuará um tímido, só que com segurança na hora de pregar. Pratique e exercite a pregação!

 

IMPORTANTE!

Antes de sair desta página, me responda se você gostaria de saber…

✔ Como entender a Bíblia para pregar;

✔ como extrair lições do texto;

✔ Como começar, desenvolver e terminar o sermão;

✔ Como usar ilustrações;

✔ Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;

✔ Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;

✔  Como controlar o nervosismo.


Então, para pessoas especiais como você, que busca realizar aquilo que sente no coração, existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões e como pregar com mais liberdade e desenvoltura.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.

Deixe aqui seu comentário