Escatologia Bíblica

As 70 Semanas de Daniel

As 70 semanas de Daniel são uma profecia sobre o futuro de Jerusalém e a vinda do Messias. Existem várias interpretações dessa profecia. Muitos acreditam que a última parte das 70 semanas será cumprida perto do fim dos tempos.

 

Daniel recebe a profecia das 70 semanas

 

Um dia Daniel leu o livro de Jeremias (Jeremias 25:11) e entendeu que o exílio dos judeus iria durar 70 anos, depois iriam reconstruir Jerusalém. Então Daniel orou a Deus, pedindo perdão pelos pecados de seu povo (Daniel 9:2-3). Enquanto ainda estava orando, o anjo Gabriel apareceu e lhe deu uma mensagem importante.

 

O anjo falou que 70 semanas estavam decretadas para acabar com o pecado e a transgressão, tirar a culpa, estabelecer justiça, cumprir toda visão e profecia e ungir o santíssimo (Daniel 9:24). As 70 semanas seriam divididas em:

 

7 semanas – começando a partir da ordem para reconstruir Jerusalém – Daniel 9:25

 

62 semanas – o Ungido (que em hebraico é Messias) viria e seria morto no fim desse tempo, depois Jerusalém seria destruída e haveriam muitas guerras – Daniel 9:26

 

1 semana – nessa semana o “governante que virá” fará uma aliança com os israelitas mas o quebrará no meio da semana, acabará com os sacrifícios e colocará o “sacrilégio terrível” no templo – Daniel 9:27

O que significam as 70 semanas?

 

Ninguém sabe com certeza qual é a interpretação correta dessa profecia. A palavra hebraica traduzida como “semana” significa “sete”, no sentido de sete períodos de tempo, que podem ser dias, meses, anos… Por isso, algumas pessoas pensam que as 70 semanas são 70×7 anos (490 anos).

 

Por outro lado, as 70 semanas poderão um significado completamente diferente. Deus tem um conceito de tempo diferente do nosso (2 Pedro 3:8). Existem muitos cálculos diferentes para explicar as 70 semanas mas todos usam muita especulação e nenhum pode ser confirmado.

 

De acordo com a informação que temos, podemos dividir a profecia em três partes:

 

Profecias cumpridas – Jerusalém foi reconstruída quando os israelitas voltaram do exílio; Jesus, o Messias veio e foi morto; Jerusalém foi destruída novamente em 70 d.C.
Profecias que não sabemos se foram cumpridas – não sabemos quem é o “governante que virá”, nem se já fez ou não uma aliança com Israel, nem o que é o “sacrilégio terrível”

 

Profecias ainda por cumprir – o pecado ainda não acabou, a justiça ainda não foi estabelecida em toda parte e nem toda visão e profecia foram cumpridas

Podemos não entender completamente a profecia das 70 semanas mas podemos ver que Deus está agindo. As partes já cumpridas da profecia nos dão esperança, porque confirmam que Deus vai acabar com o pecado e estabelecer justiça. Tal como prometido, Jesus veio e ele vai acabar seu trabalho de restauração. – 2 Pedro 3:14-15

Copyright 2021 - Dicas da Hora